sexta-feira, setembro 05, 2003

Meditação sobre comportamentos humanos

Andei numa de meditaçao sobre comportamentos humanos e deu-me para escrever isto num grupo da msn acerca de uma discussão que lá existe...

Meus caros e caras

Depois de ter reflectido sobre este assunto de culpas empecilhos e afins, ou como diria a Maria ter meditado, achei que um dos empecilhos do homem seja tambem a análise errada das expectativas anseios e quereres das outras pessoas, não porque isso vá colidir com o pensamento filosofico individual mas sim pq afecta o pensamento filosofico colectivo.

Bem vamos lá ver se me consigo explicar sem fazer um discurso.

Quando alguem interage com uma outra pessoa espera que as expectativas dessa outra pessoa seja iguais á dela propria ou seja usando a amizade, como exemplo, uma pessoa pode ter como referencia para a amizade existir valores tais como a lealdade, a confiança, a exclusividade etc ....e pode suceder que para uma outra pessoa o importante numa amizade seja a disponibilidade o perdão etc.

Entao neste caso ambas as pessoas se dizem amigas uma da outra mas estão sempre a avaliar a sua amizade por padrões diferentes ou seja enquanto que uma avalia o estado da amizade pelo grau de exclusividade que lhe é prestado pelo seu amigo a outra avalia pela disponibilidade (por exemplo).
Pode suceder que o primeiro não ache que numa amizade seja importante a disponibilidade e nem se lembra de telefonar ao seu amigo enquanto que o segundo ao referenciar isso como importante vai achar que a amizade entre ambos não é verdadeira pq o amigo nao o contacta.

Quando discutem, a conversa parece de mudos porque ambos falam de expectativas diferentes e o primeiro não vê onde é que está a importancia da discussão, avalia o peso que têm a disponibilidade no ambiente geral da relação.

estão a acompanhar ?

Vejam quantas vezes já viram isso na vossa vida e convosco próprio.

Claro que estou a simplificar apenas para transmitir a ideia, a coisa não é assim tão simples e alem disso as pessoas geralmente têm receios de falar das suas expectativas e tambem pode suceder que nem sequer saibam que as têm.

Estou a falar da amizade e de valores assim tão simples apenas para passar a ideia, agora coloquem o exemplo sobre relações mais intimistas tais como o sexo, e o amor e vejam os erros de avaliação que se podem cometer.

Quando se diz, aquela relação acabou, será que alguma vez se perguntaram se ela devia ter começado ?
Citando uma coisa querida á NG .. será que duas pessoas ao começarem uma relação tinham o mesmo Ying-Yang , será que tinham as mesmas expectativas e objectivos ?
Quantas vezes se vê pessoas a discutir permanentemente e não chegarem a consenso nenhum, pq será ?

Neste momento estao a dizer que isto nao tem nada a ver com o tema original, mas eu acho que tem tudo, quando não existe uma visao clara das expectativas e dos valores segundo a minha experiencia parte-se sempre para o acto de catalogar o outro. és imoral, iracional, uma besta, um realista um espiritualista um materialista um anarquista e por aí em diante, isto quando nao partimos tambem para o catalogarmo-nos a nós próprios.

Aqui confesso que acho que cada ser humano é demasiado complexo do que aquilo que um codigo de barras pode descrever e abomino a aplicação de codigos de barras nas pessoas embora isto vindo de mim pareça um paradoxo confesso ahahhhahaha.

Pronto, deixo-vos a pensar sobre o assunto e a darem a vossa opinião se quiserem.