segunda-feira, setembro 28, 2009

Cancro - deverá ser a doença mais fatal

O cancro deverá superar as doenças cardiovasculares como primeira causa de mortalidade no mundo em 2010, revela estudo do Centro Internacional de Pesquisas contra o Cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal é o factor do aumento do tabagismo, principalmente em países em desenvolvimento.

Segundo o relatório, os casos de cancro dobraram entre 1975 e 2000, e devem duplicar novamente entre 2000 e 2020. Em 2030, o cancro poderá matar 17 milhões de pessoas, contra os 7,6 milhões de óbitos que provocou em 2007, adverte o relatório.

Este rápido aumento dos casos de cancro representa um autêntico desafio para os sistemas do mundo – revela Peter Boyle, director do centro de pesquisas contra a doença.

A maioria dos países desenvolvidos restringiu o fumo em lugares públicos, incluindo locais de trabalho e restaurantes, o que contribuirá para uma redução ainda maior dos casos de cancro nos próximos anos, segundo o estudo.

No entanto, advertiu que, perante o sucesso das campanhas, as empresas de cigarro concentraram sua atenção nas nações em desenvolvimento – principalmente China, Rússia e Índia –, onde são capazes de investir em “um nível de publicidade sem precedentes”.

– Mais da metade dos casos e dois terços dos óbitos por cancro ocorrem nos países com nível de renda baixo ou médio. Os países em desenvolvimento, onde a população crescerá 38% até 2030, não têm meios para lutar de forma eficaz contra o câncer – destaca o relatório.

O consumo de cigarro, a dieta excessivamente rica em gordura e hábitos alimentares cada vez menos saudáveis favorecem o aumento do cancro. Essa combinação de factores causa crescente estrago nos países emergentes, que copiam o modelo da vida ocidental.

Se não forem adoptadas medidas para conter este avanço, poderá haver 27 milhões de casos de cancro a cada ano no planeta até 2030, e outros 75 milhões vivendo com a doença durante os cinco anos seguintes a seu diagnóstico.

Em 2007, foram registados 12 milhões de novos casos de cancro, entre os quais 5,6 milhões ocorreram em países em desenvolvimento. No total, 7,6 milhões de pessoas morreram, sendo 4,7 milhões nos países em desenvolvimento.

O cigarro, consumido por cerca de 1,3 bilião de pessoas no planeta, é a primeira causa evitável de mortalidade e de enfermidade.

Organização Mundial de Saúde (OMS)