sábado, abril 02, 2005

Porquê não se pode prever o futuro

Para aqueles que pensam que se consegue prever o futuro aqui está uma explicação do pq isso não é possivel.

Depois de tanta coisa sobre conhecimentos , tarots, astrologias etc.. ou seja depois de tanta coisa destinada apenas a conseguirmos conhecer o futuro ou mesmo influenciá-lo, dediquei-me a pesquisar o porquê do Tarot (por exemplo) ser uma treta para se saber o futuro, descobri o principio da Incerteza de Heisenberg, é uma explicação plausivel pelo menos para mim, para voces não sei.

Ao existir esta incerteza não estou a por em causa que por exemplo a astrologia não demonstre tendencias para que algumas coisas sucederem ou para traços da personalidade de alguem ser mais vincados.
Mas isso não invalida que a nossa vida seja governada pela incerteza.
No texto abaixo iremos ver que podemos aumentar o grau de incerteza dos acontecimentos, já pensaram que não é isso que por vezes fazemos ?

Acho convictamente é que num aspecto psicologico as pessoas vivem mal com a ideia que a razao por existirem partiu de uma incerteza e que o que lhes vai acontecer tambem é uma incerteza ou seja procuramos ter sempre alguem ou algo que esteja a comandar o botão da nossa existencia.
Isto que estou a dizer pode ser polémico mas é o que penso, que será que quem está a ler isto pensa ?

Bem deixo aqui algumas explicações sobre a incerteza de Heisenberg ou seja a incerteza quantica.

Princípio da Incerteza

Um dos pilares da mecânica quântica é o princípio da incerteza de Heisenberg. De acordo com este princípio, para prever a posição e velocidade futuras de uma partícula é necessário poder medir a_ posição e velocidade actuais. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz.
Se o comprimento de onda do raio (fotão) for longo, ou seja, menos energético, perturbará menos o movimento da partícula e será possível conhecer a sua velocidade com alguma precisão. Todavia, não conseguimos determinar a posição da partícula com maior rigor do que a distância entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distância será maior e, portanto, maior será também a incerteza quanto à posição da partícula.
O oposto ocorrerá se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbará mais o movimento da partícula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitirá localizá-la com maior precisão.
Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto à posição multiplicada pela incerteza quanto à velocidade e multiplicada pela massa da partícula nunca pode ser inferior a uma certa quantidade - a chamada constante de Planck.
Implicações do Princípio da Incerteza

O princípio da incerteza tem implicações profundas na forma como vemos o mundo.
É impossível prever acontecimentos futuros com precisão, dado não ser possível medir com precisão o estado do Universo.
A mecânica quântica prevê vários resultados possíveis para uma observação, cada um com a sua probabilidade e, portanto, informa-nos acerca das probabilidades de cada um dos futuros possíveis do mundo.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Claro que não se pode prever o futuro! Nós não somos marionetas, manipuladas por um qualquer manipulador oculto. O nosso livre arbitrio, leva-nos para o caminho que escolhemos e do qual colhemos frutos que semeamos. Muitas vezes nem nos damos conta que fomos nós que semeámos assim e aí apontamos para o oculto as nossas desgraças ou os nossos méritos. Toca mas é a ver no dia a dia como é que pensamos e como é que agimos e aí ficam as cartomantes desempregadas!

Dad

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o proprio jesus cristo ,filho de deus nao teve aportinidade de prever o futuro ,porque deus diz que sou ominiptitente quase inexistente .mais pela fe e possivel prever o futuro .quando abrirmos o joao 14:17 ou a filosofia do criticismo kantiano diz o homen nao possivel tornar um sabio verdadeiramente dito ,sou pode ser amigo da sabedoria .sao palavras do socrates ,os marxistas dizem quen o homem so pode obter o conhecimento com o dominio da sua propria racionalidade .baseado se nisto ha uma previsao de que o homen nao pode atingir a sabedoria .



Amigos Semfronteira

10:57 da manhã  
Anonymous Que ouve entende said...

Curandeiro !


Mesmo com as dezenas existentes ,nao e posssivel atingir o ponto maximo da previsao do futuro ,sao milhoes de curndeira que dizem que com as magias e possivel obter a previsao do futuro .jesus cristo sofreu varias persseguicoes com judeas se ele soubesse o futuro na morreria nacruz pela nossa vontade .Muitas criancas que morre anualmene mais se eles soubesse o futuro nao teria a vontade de serem nascido ou mesmo ate aos adultos ou se for possivel sonhar eles nao deixariam varias furtunas a desaparecer ou a frutuar nas aguas dos oceanos ,rios etc.



sou odiador de quem me odeia ! Mais o que se houve se transmite .

11:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home