terça-feira, maio 02, 2006

O Xamanismo ....

Tenho uma amiga que anda sempre a por-me a pesquisar acerca de temas variados, aqui está o resultado de uma conversa de café .....

(Quem ler isto pensa que passo a vida no café)

Palavras para quê .... basta ler.
A minha opiniao pessoal é a de que eu não papo isto ..... mas é apenas uma opiniao muito pessoal


O Xamanismo


O Xamanismo é um culto que é seguido desde a Antiguidade pelos povos primitivos e, em especial, pelos povos da Ásia Central. A superstição, os rituais, a feitiçaria e as crenças sobrenaturais são algumas das suas caraterísticas mais conhecidas.


A origem do Xamanismo reside na eternidade da alma. Para os Xamanes, todos os seus antepassados vivem num mundo aparte e, qualquer indivíduo pode contactar com os seus antepassados, utilizando o Xamã (sacerdote) como intermediário.
Conforme a parte do mundo em que actuam, são conhecidos por médicos-bruxos, curandeiros, adivinhos e feiticeiros e seguem praticamente os mesmos métodos.

A capacidade do xamã de ajudar pessoas em sofrimento, consiste em entrar em transe ou num estado alterado de consciência. Desde um mundo espiritual, o xamã pode fazer uso dos seus poderes para controlar os espíritos, provocando as mudanças que podem ajudar o estado físico dos seus pacientes. Os xamãs utilizam não só este tipo de prática, para curar os doentes, mas também prevêem o futuro e afastam os maus espíritos.

Em sociedades tradicionais, o xamã era quase sempre um homem de prestígio ou líder, (Genghis Khan era xamã), ao passo que nas sociedades essencialmente agrárias, da África, Índia e Ásia, estas atribuições, eram muitas vezes desempenhadas por mulheres.

As técnicas utilizadas para entrar em transe são diferentes e vão desde o uso de tambores, danças, cantos e, até a ingestão de drogas alucinogéneas . No Perú o xamã é reconhecido pelos seus vastos conhecimentos e utilização de plantas, algumas perigosas, que fazem parte dos rituais, para passar do mundo real ao mundo espiritual. Nunca são possuídos pelos espíritos, mas sim têm a capacidade de evocá-los e controlá-los.

A título de curiosidade pode referir-se que a antiguidade destas práticas é tal, que já os “Guanches”, povo primitivo das Ilhas Canárias, a utilizava e, até deram origem ao nome de um bairro da cidade de Las Palmas de Gran Canaria, que ainda hoje se denomina Shaman.