domingo, agosto 20, 2006

A CAPELA DE ROSSLYN

A Capela de Rosslyn

“O vinho é forte

o Rei é mais forte,

as mulheres mais fortes ainda

mas a verdade conquista tudo.”

Inscrição no interior da capela

Por fora, é uma rústica catedral gótica. Mas por dentro, é uma sinfonia em pedras esculpidas, onde cada centímetro do interior da capela é coberto com símbolos. E construída de acordo com a “sagrada geometria”.

A Capela de Rosslyn está localizada a dez quilômetros ao sul de Edimburgo, em Lothian, Escócia. É nesta capela que pairam segredos e mistérios que envolvem os templários e que culminam em lendas sobre esta construção ser o paradeiro do Santo Cálice, ou de grandes conhecimentos secretos ali escondidos pelos Cavaleiros da Ordem do Templo.

Foi construída quase 150 anos após a supressão da Ordem Templária. Os próprios domínios de Rosslyn ficavam a poucos quilômetros do antigo quartel-general escocês dos templários.

Por mais de 40 anos e pelo custo de uma fortuna, o terceiro e último “Jarl” (conde) de Orkney, Sir William St Clair (posteriormente o sobre nome seria escrito “Sinclair”), de Rosslyn desenhou e construiu uma Capela. Segundo a lenda local, Sir William Sinclair temia que os “segredos” caíssem em mãos erradas ou se perdessem. Temia escrever, pois poderia ser queimado ou destruído, e temia a tradição oral, pois algo poderia se perder, ou gerações poderiam deforma-los ou ainda não passar adiante tais conhecimentos por motivos de morte prematura. Sendo assim, preferiu ele construir a capela, que seria considerado um verdadeiro “Livro de Pedra”, onde estariam em suas paredes registrados todos os segredos e conhecimentos que se queriam preservar. Conhecimentos estes que só poderiam ser lidos e interpretados corretamente se houvesse a posse da “chave” certa.

Interior da Capela de Rosslyn.

O fato de Sir William ter escolhido uma igreja para ocultar tais segredos faz sentido. Afinal, uma capela não traria desconfiança da Igreja. Até mesmo a palavra escolhida para o batismo da Igreja, “Rosslyn”, possui significado: “o lugar onde se oculta o segredo”, em hebraico.

Interior da Capela de Rosslyn.

A Obra:

A pedra de fundação foi colocada no dia de São Mateus, 21 de setembro de 1446. A orientação é do leste para o oeste. Esta posição foi marcada a partir do nascer do sol dessa data, como era de costume dos pedreiros da época. Outro costume é usar uma figura geométrica para definir a planta baixa. No caso da Capela de Rosslyn, foi usado um triângulo eqüilátero.

Infelizmente a planta original se perdeu, deixando assim especulações se a planta atual é espelho dos planos originais. O motivo da dúvida está em suas fundações, que são bem maiores que a capela. As dimensões da capela atual estão situadas no que seria apenas o coro das fundações encontradas nas escavações do século XIX. Caso seja verdade, porque abandonaram o plano original? Falta de recursos? Mudança de planos? Outra peculiaridade da capela é o fato de seu layout ser completamente assimétrico. Isto é, completamente fora dos padrões da época.

O interior da Capela:

Corte da Capela, demonstrando a influência de símbolos templários na arquitetura.

A Ordem do Templo está muito bem representada nas paredes da Capela de Rosslyn. A planta da capela é baseada na cruz templária, e uma figura em alto relevo mostra dois cavaleiros em um cavalo, em uma alusão ao Selo da Ordem.

Além disso, está representada em suas paredes:

  • José de Arimatéia portando o Santo Graal;
  • Uma imagem semelhante a do Santo Sudário;
  • Imagem do deus nórdico Mimir, ou o 'Homem Verde'.
  • 200 imagens do deus nórdico Mimir, também chamado de Homem Verde (às vezes relacionado com o deus babilônico Tammuz);
  • Figuras de reis, pontífices, cavaleiros... Todos sendo seguidos por uma figura parecendo um esqueleto, talvez representando a morte;
  • O deus grego Hermes, em alusão ao hermetismo;
  • A coluna chamada “Coluna do Aprendiz”, que mostra a “árvore da vida” da cabala.
O interior da Capela de Rosslyn e a Coluna do Aprendiz.

Existe uma lenda em torno da “Coluna do Aprendiz”, segundo os escritos feitos pelo Dr. Forbes, bispo de Caithness em 1774. Diz a lenda que um mestre pedreiro (The Master Mason) recebeu a tarefa de esculpir uma pilastra, única e maravilhosa, mas suas habilidades não eram suficientes para tal empreitada. Por isso foi a Roma para aprender a técnica correta para concluir seu trabalho. Ao voltar, viu que seu aprendiz havia esculpido a pilastra com maestria. O mestre pedreiro, com inveja e ódio, matou o aprendiz com um golpe na cabeça com seu malhete. O mestre pedreiro teve que pagar pelo seu crime. O aprendiz ficou imortalizado com sua cabeça esculpida no interior da capela. Ao seu lado esquerdo está a escultura da cabeça de sua mãe. Em nenhum ponto se encontra o pai do aprendiz. Alguns acreditam que o aprendiz era filho de uma viúva. Esta lenda é muito semelhante a lenda do mestre Hiram Abiff, mestre construtor do Templo do Rei Salomão.

Vista de outro ângulo da Coluna do Aprendiz: as esculturas dos dragões.

Em várias culturas encontra-se elos que ligam o sacrifício a renovação. Com a capela de Rosslyn, as influências nórdica e celta são bem claras. A Coluna do Aprendiz é obviamente uma representação a Árvore da Sabedoria, chamada de “Yggdrasil”, na qual Odin, divindade máxima do panteão nórdico fez seu sacrifício para obter o segredo da sabedoria da cabeça decepada do deus Mimir. Seu sacrifício foi recompensado com as Runas. A Coluna do Aprendiz possui esculturas dos dragões de Neilfelheim, deitados, alimentando-se das raízes de Yggdrasil.

No interior da capela, escultura de plantas existentes apenas no continente americano.

Segundo a lenda, Odin se pendurou em Yggdrasil por nove dias, ferido pela própria lâmina, atormentado pela fome, pela sede e pela dor, sem auxílio e sozinho até que, antes de cair, avistou as Runas e conseguiu apanha-las, em um último e tremendo esforço. Em termos judaico-cristãos, o sacrifício de Odin possui semelhanças com o de Jesus. Inclusive a imagem “oficial” de Jesus se assemelha a de Odin: cabelos e barbas longas.

Existem ainda alguns mistérios estritamente ligados à teoria de Oak Island. Esculpidas na parede de Rosslyn, encontrasse uma escultura enorme onde se identificam elementos como o milho e várias folhas de babosa. Plantas que só havia na América, sendo que Colombo só iria “descobrir” o novo mundo meia década depois da escultura.

Rosslyn está longe de ser uma típica capela cristã. Mesmo que William St Clair tenha construído a capela para glória de Deus, é estranho que poucos símbolos cristãos são encontrados em seu interior.